[Exposição coletiva na SOMA Galeria/23.02.2023 - 25.03.2023]
O lugar do ordinário, daquilo que nos é comum e rotineiro, é a paisagem de nossas vidas cotidianas. O espaço da casa integra essa paisagem ordinária, ao mesmo tempo que carrega marcas de sua ocupação, que exigem um segundo olhar, atento. Contrariamente, o espaço de uma galeria de arte costuma se colocar deslocado do tempo e do mundo, asséptico, como se assim os objetos ali dispostos pudessem ser apreendidos em sua forma mais “pura”.
Entretanto, a SOMA assume o cotidiano da casa que ocupa, recepciona diversas pessoas como um anfitrião que recebe seus convidados em casa, ao mesmo tempo abriga iniciativas artísticas que, a toda hora, suspendem sua rotina.
Os olhares dos artistas do Grupo Em-cadeia voltam-se a este espaço para ressaltar suas nuances cotidianas - extraordinárias - e aproximá-las dos processos de criação que cada um desenvolve. Objetos e texturas são colocados ora como memória, ora como marcas dos corpos que habitam a casa ou ainda enquanto fricção entre espaços. Os trabalhos - já atravessados pela partilha com o Grupo - são contaminados pela convivência com este ambiente vivo, que sobrepõe ocupações e formas de pensamento, em um exercício de liberdade para se ressignificarem a cada novo olhar.
Cientes da efemeridade, resta-nos mergulhar nestas pequenas eternidades e partilhar esta liberdade fértil. O que traz você aqui hoje? Como entra nesta casa? Como sairá?
Grupo Em-cadeia
Rodas de conversa/
Ativações da exposição
O grupo ativou a exposição através de bate-papos e realizou dia de encerramento + conversa aberta com o público.
Notícia na mídia
Divulgação da Exposição Coletiva "COMO ENTRO NESTA CASA?", na Galeria SOMA, no site da Universidade Estadual do Paraná - EMBAP.
Divulgação das ações realizadas